Mi Buenos Aires querida 2009-2010-2011-2012-2014-… Parte I

lá mundo! Hoje vamos escrever sobre um lugar que eu, Stephanie já fui muitas vezes porque minha dinda mora lá.

Sabe de onde estou falando? Estou  falando de Buenos Aires. Vou listar as dez coisas que eu mais gosto e minha mãe vai falar sobre elas.

  1. Temaiken
  2. Rosedal
  3. Livraria Ateneo
  4. Jardim Japonês
  5. Zoologico de Buenos Aires
  6. Parque de La Costa
  7. Museo de los Niños
  8. Helado de Dulce de Leche
  9. Teatro
  10. Museo de la Fragata

Beijos,

Stephanie

Oi pessoal, pegando as idéias da Stephanie vou falar sobre cada uma dela e incluir mais algumas coisas que acho bacana incluir no roteiro de quem está indo a Buenos Aires.

Mas antes de falar dos pontos turísticos, vamos ao passo anterior do planejamento da viagem. Primeira dica que eu dou é em relação ao aeroporto. Ao pesquisar os preços de passagem, dê preferência ao Aeroparque (AEP). Ele é infinitamente mais próximo do centro de Buenos Aires que o aeroporto internacional Ezeiza, assim é possível economizar dinheiro com táxi e tempo. A corrida de táxi para Ezeiza é aproximadamente 4x mais cara que para o Aeroparque (~400 ARS para Ezeiza vs ~ARS 100 para Aeroparque).  Acabei de pesquisar na página do Banco Central e a cotação do dia 30.10.2015 é que 1 real vale 2,47 pesos argentinos. Lembrando que essa é a cotação oficial, ou seja, não é o valor que trocamos efetivamente o dinheiro, mas nos dá uma noção de valores.

Uma coisa que sempre ouço falar e acho uma bobagem é dizer que nosso dinheiro vale mais que o peso argentino. Não que valha ou não valha, mas as pessoas falam isso geralmente baseadas no fato de trocarmos 1 real por 2,47 pesos, por trocar por mais. Porém para comprar uma coca cola por exemplo, você gastará cerca de ARS 20. Então, qual seria a vantagem de BRL1 = ARS 2,47?

Por falar em dinheiro e troca de dinheiro, nas vezes que fui na Argentina o melhor local oficial para se trocar dinheiro era no Banco de La Nacion. Há agência dele no próprio aeroporto (nos 2!). Claro que a melhor cotação está no câmbio negro, mais o risco é bem grande!

Já fui para Buenos Aires de Varig (aff!! nem existe mais), de Gol, de Lan, de Aerolíneas…  sempre peguei voo direto: 3h do Rio de Janeiro a Buenos Aires, não vejo uma diferença muito grande entre as companhias aéreas.

Acomodação e locomoção: só fiquei em hotel a primeira vez que fui a Buenos Aires e Stephanie nem era nascida – me hospedei em um hotel no Microcentro, calle Paraguay. Uma opção para quem vai com a família que eu já utilizei é locação de apartamento. Eu aluguei pelo site http://www.4rentargentina.com/ e não tive problemas. No site tem várias fotos dos apartamentos disponíveis em várias localidades de Buenos Aires. Eu sugiro os bairros de Palermo ou Recoleta, optando sempre por locais próximos a estações de metrô. E mais uma dica: em Buenos Aires 10 quadras do metrô não é longe!  Buenos Aires é uma cidade feita para andar. A cidade é plana, os quarteirões são similares, o que facilita e muito a localização. Os táxis não são caros,mas tem coisa mais gostosa que andar e conhecer a cidade? Quando aluguei o apartamento tive que deixar um depósito caução em dólares (o pagamento foi feito em dólares também), e ao devolvermos o apartamento estando este sem danos, resgatamos o depósito. O chato é que você só pega o dinheiro de volta obviamente quando está indo embora da cidade e não tem mais como gastá-lo ali – uma dica que eu posso dar em relação a isso é gaste seu depósito caução no free shopping ao invés de pagar com cartão que teria os custos de IOF e risco de variação cambial!). Ao procurar apartamento para alugar ou até mesmo para se locomover facilmente na cidade, você verá que as pessoas usam 2 coordenadas: por exemplo, você quer ir na Calle Armenia em Palermo, porém esta rua é muito grande. Então, você verá qual a rua transversal mais próxima de onde quer ir. No mapa abaixo por exemplo, eu marquei o quarteirão da calle Armenia que gostaria de ir. Para este exemplo você dirá que quer ir na Calle Armenia con Santa Fé, ou seja, assim você estará mapeando a altura da rua que você deseja ir.

Capturar

Buenos Aires é atendida por 6 linhas de metrô. Cada linha tem uma cor diferente. A linha que eu mais utilizei é a linha verde, então, minha dica é procurar se hospedar próximo ao metrô da linha verde preferencialmente. Há estações de baldeação na malha do metrô, mas todas próximas ao Microcentro.

metro-buenos-aires

Quase esqueci de falar uma coisa super importante de locomoção: os ônibus de Buenos Aires não aceitam cédula como pagamento. Então, você terá que pagar ou com moeda ou comprar um cartão de  passagem e colocar carga nele. Não tenho certeza, mas acho que o cartão pode ser adquirido nas bilheterias do metrô. Eles podem ser carregados no metrô ou em quioscos que são lojinhas que explicarei sobre elas mais adiante.

Após essas primeiras explicações, vamos ver agora ponto a ponto o que a Stephanie listou no início do post:

1.Temaiken: 

Fomos ao Temaiken apenas na nossa última visita a Buenos Aires em 2014. Temaiken é um bioparque que trabalha para proteger a natureza, educando, investigando e protegendo as espécies e ecossistemas. Animais de diferentes espécies por exemplo vivem no mesmo ambiente, o que faz com que você já perceba a diferença entre este tipo de parque e um zoológico.

O bioparque está localizado na província de Buenos Aires, precisamente em Escobar. Isso quer dizer que não é na cidade de Buenos Aires, mas sim na região metropolitana. O parque está cerca de 60 km da capital. Para chegar a este parque há um ônibus na Plaza Italia em Palermo (estação de metrô Plaza Itália – linha verde) indo para Escobar –   o ponto final deste ônibus fica próximo ao Jardim Zoológico (Plaza Italia). O ônibus deixará na porta do Temaiken. Sugiro prestar atenção aos horários do ônibus para não ter problema para retornar a capital.

O passeio dura 1 dia inteiro e há diversas lanchonetes/restaurantes dentro do parque. A entrada do parque custa ARS 246, sendo que terça feira tem 50% de desconto ou seja, ARS 123. O quadro abaixo mostra os preços que extraí em 01.11.2015.

temaiken

Para maiores informações, acesse o site: Temaiken.

 

 

2123

2124

20140725_164626

2.Rosedal

Uma coisa que a maioria das cidades fora do Brasil tem que difere muito daqui do Rio de Janeiro é o gosto pelas praças e parques públicos. Rosedal é um parque público repleto de rosas que fica lindo na primavera e verão. Nos finais de semana as pessoas vão andar de bicicleta, patins, andar de pedalinho no lago. É comparável com a lagoa Rodrigo de Freitas, apesar do lago ser infinitamente menor, mas em relação a energia do local eu compararia. O Rosedal fica no complexo chamado Bosques de Palermo, composto dos seguintes parques: Jardim Botânico, Jardim Zoológico, Jardim Japonês, Rosedal, Planetário.

Ele é um parque público que tem como serviços pagos os alugueis de bicicleta, patins e pedalinho. Stephanie aprendeu a andar de patins no Rosedal em Buenos Aires.

Para chegar ao Rosedal, pegue a linha verde do metrô e desça na estação Palermo. Ao sair da estação na Av. Santa Fé, você verá a linha do trem suspensa cortando a Santa Fé. Entre nesta rua e desça até o final. Você passará pelo supermercado Jumbo e no final da rua verá um Mc Donalds. Atrás do Mc Donalds é o parque Rosedal.

No inverno 2014, poucas rosas no jardim
No inverno 2014, poucas rosas no jardim

 

3. Livraria Ateneo

Esta livraria entrou no nosso roteiro faz pouco tempo. Ateneo era um teatro de Buenos Aires que foi transformado em livraria. São 4 andares de livros para todos os gostos (eu e Stephanie adoramos livros, não podemos ver um e queremos comprar!) Onde era o palco, foi transformado em restaurante. Tudo bem aconchegante e gostoso. Para amantes da leitura, não tem como não gostar.

A livraria fica na Av. Santa Fé, na altura da estação de metrô Callao (linha verde – não falei que a linha verde é próxima a tudo?). Você desce na estação Callao, desce a Av Callao até a Av Santa Fé (3 quadras) e vira a esquerda, já estará na quadra da Livraria Ateneo.

1609
Restaurante Livraria Ateneo

1604

1596
No palco ao fundo fica o restaurante da livraria

1613

4.Jardim Japonês

O Jardim Japonês como dissemos faz parte dos bosques de Palermo. Eu particularmente o acho o mais difícil de se encontrar. Ele fica por trás do Jardim Botânico, mas fiquei um pouco confusa.  Dei uma pesquisada no mapa e acho que a melhor forma de chegar é descendo na estação Scalabrini Ortiz, como mostra o mapa abaixo.

jardim japones

Uma outra opção (foi a que fiz, mas é extrema cansativa) é tentar fazer todos os parques do bosque em sequência:

NOVA ROTA

Ele é um parque extramente bem cuidado e para quem gosta de comida japonesa, acredito ser uma boa pedida de almoço.

A entrada ao parque custa ARS 50 e menores de 12 anos não pagam. Funciona diariamente de 10h às 18h, sendo que o horário do restaurante é de 10h às 18h e 19:30h as 00:00 (fecha as terças).

Para maiores informações, acesse o site: http://www.jardinjapones.org.ar

5.Zoologico de Buenos Aires

Para não ter dúvida, o Zoológico que Stephanie escolheu é o de Buenos Aires, não o de Luján, onde se tira foto com o leões por exemplo (vou falar sobre ele depois). Muito bem cuidado, é uma opção de visita aos animais para quem não tem tempo de ir até o Temaiken, além de ter mais opções de animais.

No zoo de Buenos Aires há também apresentação dos leões marinhos que é bem legal!

Fazendo este post estou vendo que tenho que arrumar minhas fotos, não encontrei as fotos com os lobos marinos!

O zoológico funciona diariamente de 10 às 18h, sendo que a bilheteria fecha as 17h. O preço é ARS 180 e crianças menores de 12 anos não pagam. Para chegar no Zoo de Buenos Aires a melhor opção é descer na estação Plaza Itália do metrô linha verde (fica em frente!)

Para mais informações, acesse o site: http://www.zoobuenosaires.com.ar/ver/tu_visita

Imagem 555   Imagem 582 Imagem 583    Imagem 599 Imagem 607    Imagem 619 Imagem 640    Imagem 643 Imagem 648    Imagem 666 Imagem 687

6.Parque de La Costa

O Parque de La Costa não fica na capital. Ele está localizado em Tigre, uma província que tem como atrativo turístico o Tren de la Costa. Há 4 formas de se chegar ao Parque de la Costa:

I. Comprar o tour “Tren de La Costa e passeio Delta do Rio Paraná” e tentar aproveitar o parque, mas acho que seria pouco tempo para fazer tudo

II. Pegar o Tren de La Costa fora do city tour na estação Maipú em Olivos (pegue o ônibus Boca-Olivos -passa por quase toda Buenos Aires)

III. Pegar o trem “normal” na estação de Belgrano (acho que o Boca -Olivos também passa em Belgrano) e descer em  Tigre

IV. Ir de ônibus: linha 60 até Tigre

O Parque de La Costa, é um parque tipo Tivoly Parque, com passaporte para todos os brinquedos. É um passeio de 1 dia inteiro. Uma coisa que eu não fiz mas talvez valha a pena é dormir em Tigre. Para aproveitar mais turísticamente aconselho pegar o trem de la costa, descer na estação de San Isidro (tem uma igreja, uma feirinha e um shopping aberto bem bonitinhos), voltar ao trem ir até Tigre, fazer o passeio de barco  delta do  rio Paraná, no dia seguinte ir ao parque de la costa e voltar no trem normal. Porém a opção mais econômica de ir até o parque é o trem normal (tipo Super Via).

O passaporte de entrada ao parque custa ARS 155. Para mais informações acesse o site: http://www.parquedelacosta.com.ar

DSC01607  DSC01654

DSC01609  DSC01618

DSC01626  DSC01628

DSC01633  DSC01639

DSC01645  DSC01652

7.Museo de los Niños

O museu de los niños fica no shopping Abasto. Este acho que é o único ponto que conheço que acessamos pela linha vermelha do metrô (estação Carlos Gardel).

Eu não fui com a Stephanie neste museu. Quando tentei ir estava fechado (não abre segundas!), mas ela foi com uma tia e adorou. A impressão que eu tenho é que é tipo Kidzania. É uma cidade feita para crianças, com muitas atividades infantis.

A entrada custa ARS 110  finais de semana e ARS 100 durante a semana. Maiores informações no site: http://www.museoabasto.org.ar/

downloadninos 2  ninos3

8.Helado de Dulce de Leche

Achei engraçado quando a Stephanie escreveu sorvete de doce de leite e achei sincero também. Há diversos tipos de sorvete de doce de leite em Buenos Aires. Nossa sorveteria preferida que agora também pode ser apreciada aqui no Rio de Janeiro é o Freddo.

Doce de leite com oreo, doce de leite com gotas de chocolate, doce de leite com amêndoas… tudo de bom!

Você encontrará um Freddo quase em cada esquina, assim como lojas da Havanna que vem  alfajores. Falando nisso, uma coisa que você encontrará literalmente em cada esquina de Buenos Aires são os chamados Quioscos, que são lojinhas que vendem alfajores, biscoitos, sucos, água, refrigerantes, cargas para pegar ônibus…

Em relação ao alfajor, vocês verão que o Havanna é o mais famoso sem dúvida, mas não é o único. Uma outra marca mais em conta que eu gosto muito e vende em qualquer mercado de lá é o “negro”. É possível comprar um em um quiosco para experimentar.

negro

9.Teatro

Buenos Aires é a cidade sul americana dos teatros. Você encontrará uma pequena Broadway na Av Corrientes (próximo ao Obelisco). Já assistimos alguns espetáculos na argentina e é curioso como isso também ficou na cabeça da Stephanie. Vimos Mamma Mia no teatro City Bank que foi uma super produção assim como a Noviça Rebelde. Se tiverem oportunidade de ver uma peça de teatro, eu recomendo!

10.Museo de la Fragata

Este museu localiza-se em Porto Madero e consiste em um barco datado de 1897 que entre os anos de 1889 e 1938 fez 37 viagens ao redor do mundo. Hoje é considerado um monumento histórico nacional devido as missões que participou.

Para se chegar ao museu, se você estiver no centro, vá em direção aos fundos da Casa Rosada, atravesse as pistas e você estará em Porto Madero. Ande ao longo do leito do rio que logo avistará a embarcação, próximo a Ponte de la Mujer.

Imagem 325   Imagem 323 Imagem 308   Imagem 307 Imagem 306    Imagem 303 Imagem 299

Essa são as primeiras dicas da Stephanie. No próximo post falarei sobre os pontos abaixo:

  1. Casa Rosada
  2. Calle Florida
  3. Plaza San Martin
  4. Show de Tango
  5. Caminito
  6. Malba
  7. Cemiterio de la Recoleta e seu entorno
  8. Porto Madero
  9. Parque de la Flor
  10. Terra Santa
  11. Obelisco
  12. Boca Jr
  13. Passeio de Barco
  14. Jardim Botânico
  15. Zoo de Lujan
  16. Planetário
  17. Rural
  18. Ônibus Turístico
  19. Outlet
  20. Delta do Rio Paraná
  21. Bairro Chino
  22. Galeria Pacífico
  23. Tecnópolis
  24. Passeio ao Uruguai
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s